![]() |
Nato Ximenes e Liris Fujimori |
Liris Fujimori
2ª Secretária da Sociedade Bandeirante de Orquídeas em São Paulo, nasceu em Ourinhos - SP, graduou-se em arquitetura e urbanismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e atuou no mercado imobiliário brasileiro até 2013.
Iniciou a paixão pelas orquídeas em 2011, desde então se dedica ao cultivo da sua coleção particular, estuda, investiga, participa de reuniões orquidófilas e exposições.
Desde pequena, admirava a técnica do desenho, geometria, cálculo e arte. A aquarela livre sempre a fascinava pela leveza e aspecto da transparência.
Alguns artistas e suas obras serviram de inspiração para realizar o sonho de fazer ilustração botânica das orquídeas, sonho iniciado com as aulas das mestras brasileiras que estudaram em Kew Garden, a partir de 2013.
Obteve o convite para apresentar o seu trabalho na Exposição da Sociedade Bandeirante de Orquídeas em 2014. Realizou o conjunto das ilustrações: Cattleya intermedia.
A partir de então, ilustra orquídeas, realiza cursos e palestras junto à orquidofilia, contribui com artigos para revistas especializadas, além da atividade principal, ilustrar orquídeas utilizando a técnica da ilustração botânica em aquarela.
Nato Ximenes
Capixaba e Diretor do Núcleo Orquidófilo Castello Branco em Alphaville - SP, o botânico e naturalista de Vitória - ES cultiva orquídeas desde cedo. Em dezembro de 2004 criou a lista de discussão de orquídeas Orquidófilos, que se tornou desde então a maior e mais movimentada lista de discussão sobre orquídeas do mundo com mais de 2200 pessoas inscritas (https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/orquidofilos/info).
Com o seu conhecimento adquirido na orquidofilia, participou de encontros, congressos e exposições de Orquídeas por todo Brasil, além de atuar como juiz em diversas exposições. Organizador da Exposição de Orquideas de Vila Velha - ES, foi convidado a dar palestras pela Europa e EUA para divulgar a orquidofilia nacional.
Chegou a possuir mais de 20 mil plantas de maneira profissional, com sistema de iluminação, irrigação por microaspersores e timer, mas quando se mudou para Alphaville - SP, desativou as estufas doando os exemplares para colecionares locais e realizando o plantio de espécies nativas em árvores da cidade. Foi então que decidiu dar andamento às pesquisas científicas e descobertas de novas espécies e variedades de orquídeas.
Com o know-how adquirido e 15 anos de intensas pesquisas in loco, escreveu a coletânea bilingue de 1700 páginas "As orquídeas da Serra do Castelo" com o Doutor em Botânica francês Guy R. Chiron, publicado em 4 volumes. De caráter preservacionista, trata-se do primeiro e único inventário completo das orquídeas do Espírito Santo, com fotos, desenhos, habitats, descrições e muito mais informações sobre todas.
Possui mais de 10 variedades e 20 espécies novas de Orquideas descobertas e descritas internacionalmente, além de dezenas de novas combinações e revisões de gêneros propostas.
Atualmente é correspondente da revista científica francesa Richardiana (www.richardiana.com).
Nato, parabéns pelo seu conhecimento e pela construção da sua carreira na orquidofilia! Estou feliz em conhecê-lo e sei da sua grandeza como ser humano ético, responsável e vários atributos do bem que pude presenciar na sua companhia nos eventos da orquidofilia.
ResponderExcluirObrigada pelo convite em estarmos profissionalmente neste projeto de divulgação das orquideas e compartilhar conosco o seu aprendizado, constante e consistente.
Que possamos trilhar mais essa aventura junto com os apaixonados e com os bondosos da orquidofia, por muitos e muitos anos!!!
Um grande abraço da sua admiradora e amiga,
Liris
Renato e Liris! Parabéns pelo novo projeto. Desejo amplo sucesso.
ResponderExcluirObrigada, Carlos Seixas. Contamos com você!
ExcluirEstá ficando muito bom!!!
ResponderExcluirParabéns aos dois por mais essa conquista.
Forte abraço!!!
Obrigada, amigo Sandro!
ExcluirQuero dar meus sinceros votos de sucesso para esses dois grandes amigos orquidófilos, orquidólogos e artistas por essa novo e atraente meio de divulgar informações sobre nossas admiradas orquídeas. Parabéns!
ResponderExcluirAmigo Reginaldo, contamos com o seu amor e paixão pelas orquídeas. Esperamos que você possa contribuir sempre nos diversos assuntos e aprofundamento do seu conhecimento. Abraços.
Excluir
ResponderExcluirParabéns aos dois pela iniciativa, que seguirei com o maior interesse.
Carlos Bertomeu, obrigada pelo apoio!
ExcluirParabenizo os dois pelo belíssimo trabalho e pelo incentivo ao conhecimento do mundo orquidófilo e orquidólogo. Também agradeço por fomentar em nós, a vontade de cultivar e conhercer cada dia mais estas belissimas dádivas da natureza !!!
ResponderExcluirObrigado amigo! Nosso trabalho e dedicação está sendo levado ao extremo. Seguiremos com as plantas postadas todos dias ímpares!
Excluir